quinta-feira, 3 de março de 2016

Pokémon: 20 anos de sucesso


Percebo que estou ficando velha quando noto que desenhos que estrearam na minha infância chegaram a duas décadas. Este fato aconteceu neste começo de 2016 quando descobri que Pokémon faz 20 anos.

É difícil imaginar que já faz um tempão que eu chegava correndo em casa para assistir a reprise do desenho na TV Pampa. Parece que foi ontem, mas não foi. #Saudades!

O Pokémon é uma série de jogos de vídeo-game, que se transformou em mangás e filme de cinema, criados em outubro de 1995 e lançados em 1996 no Japão. Nos Estados Unidos a franquia chegou em 1998, mesmo período que a marca chegou ao Brasil. A marca é pertencente a The Pokémon Company, criada por Satoshi Tajiri, mesmo criador do desenho.

Existe algumas curiosidades, quando estava sendo lançado nas Américas, no Japão, Pokémon recebia a primeira película: The First Movie—Mewtwo Strikes Back. O segundo filme: Pokémon 2000, estreou em 1999 no Japão e em 2000 nos EUA e Brasil, países em que haviam o maior número de fãs fora do território japonês.

O protagonista é o garoto Ash que inicia sua jornada Pokémon na Cidade de Pallet e viaja por Kanto para se tornar um mestre Pokémon.



Ao total existem cerca de 721 espécies,  mas originais são apenas 150. Isso que dizer que os demais foram desenvolvidos com os originais como base.  O nome Pokémon é a abreviatura de Pocket Monsters.

O que tornou a série tão popula não foi só a fofura dos pequenos monstrinhos, mas muito em virtude da franquia ter várias influências culturais, sendo assim considerada uma marca na cultura pop. A série foi uma febre no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Sendo que os produtos, como brinquedos, roupas, material escolar, dentro outros, desapareciam das lojas. O fanatismo foi diminuindo num processo lento, quando a empresa responsável parou aos poucos de produzir os jogos.

Pikachu era o pokémon de maior sucesso, e era parceiro de aventura de Ash. O bichinho amarelo que soltava raio das bochechas apareceu duas vezes na Parada de Dia de Ação de Graças da empresa Macy's. E foi capa da Time Magazine em 1999.

Assim como elogios, a franquia Pokémon recebeu diversas críticas, principalmente porque nas batalhas eram usados os monstrinhos. A febre pokémon também virou paródia, em dois momentos,, num episódio dos Simpsons e do South Park.

Polêmica e história a parte, o que importa é que nem toda série de jogos conseguem obter sucesso nos consoles, na tv e no cinema como conseguiu Pokémon. E nem todos conseguem chegar a duas décadas com tanta celebração.

Feliz Aniversário #Pokémon!




Sem comentários: