sexta-feira, 4 de março de 2011

Sapatos fechados e apertados são um dos causadores de doenças nos pés

O uso contínuo de sapatos fechados e da falta de cuidados com os pés faz com que essa parte do corpo sofra grandes consequências, principalmente quando se trata de pés de pessoas diabéticas. As doenças mais comuns são o surgimento de calos e joanetes, onicoórteses (deformações nas unhas) e as onicomicoses (fungos que deixam a unha preta e o por vezes dedo inchado).

A pesquisa realizada em 2009, pela técnica em podologia Ana Maia, apontou que dos 182pacientes atendidos pelo PSF Lomba (Posto de Saúde da Família da Lomba do Pinheiro) aproximadamente 30% da população adulta entre 29 e 75 anos têm onicomicoses, sendo mais comum em mulheres, pois estas costumam usar sapatos mais apertados com meias sintéticas e frequentam mais salões de manicures, onde podem contrair a infecção através de alicates e materiais contaminados. Normalmente as unhas mais afetadas são as dos pés e a proliferação ocorre quando há o uso de tênis e sapatos fechados que deixam o pé úmido e aquecido o que facilita o aumento dos fungos.

Ana Maia lembra que esses fungos também podem ocorrer se a pessoa não tiver uma boa higiene e andar na rua com os pés descalços. Ela também relatou que existem vários tipos de fungos e que há um tratamento para cada tipo.
As onicoórteses “são mais comuns”, diz Ana. O corte incorreto das unhas ou o uso de sapatos estreitos faz com que a unha fique torta. Outras causas segundo a podóloga são as congênitas (que nascem deformadas) e as que se originam de outras doenças como as cardíacas, renais, tireóide, onicomicoses e as diabetes. O tratamento é simples e indolor.

Para Ana os pés de quem tem diabete devem ser tratados com cautela, pois qualquer acidente sem os cuidados devidos pode gerar a amputação. Como à falta de sensibilidade causada por alguns problemas característicos no diabético, às vezes ele não percebe que seu pé está machucado e isso pode se transformar em feridas ou úlceras nos pés, que pode levar a sérias infecções. O pé de uma pessoa com diabete “só pode ser cuidado por um especialista” alerta à podóloga.
A prevenção é simples: não usar sapatos apertados e utilizar o próprio alicate quando vai ao salão evitam esses e outros problemas que podem afetar os pés.
Nos vídeos o diagnóstico de fungos e tratamento e dicas de como cuidar dos seus pés. Essa matéria também pode ser vista no blog Jornalismo FreeStyle







Nos links materias sobre a saúde dos pés

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4270&ReturnCatID=667
http://www.orientacoesmedicas.com.br/diabetes_cuidado-com-os-pes.asp
http://www.saudeesportiva.com.br/pes.php
http://www.youtube.com/watch?v=C6AloIfTBjE

Sem comentários: