domingo, 14 de dezembro de 2014

#QLQRUA: O feijão

feijão
O cheiro invade a sala, vem da cozinha. Lá a mulher transforma a cebola em pequenos e finos pedacinhos. Depois ela faz isso com dois dentes graúdos de alho. A panela de pressão apita. Ela segue picando os ingredientes.

Em rodelas finas ela transforma a linguiça calabresa e em tiras o bacon. O pimentão verde vira rodelinhas e as três folhas de louro são lavadas. O tempo passa...

Trinta minutos depois o companheiro do arroz fica cozido, mas ainda não pronto.

Óleo vai para a panela e esquenta. A mulher acrescenta a cebola. O aroma se espalha pela casa. Fica douradinha e agora é a vez do alho. Vai sofrer uma fritadinha a linguiça e o bacon. Com cebola, alho, bacon e linguiça no ponto lá vai o senhor perfumado invadir a panela.

Lá aquele alimento rico em vitaminas ferve para que seu caldo engrosse. Ganha as rodelas de pimentão, as folhas de louro, o sal. A mulher mexe a panela, abaixa o fogo. Tampa e espera.

Pronto!

O cheirinho da água na boca das pessoas que estão na casa (e nos vizinhos também).  Já na mesa, o feijão vai para os prato acompanhar o arroz, a salada e a carne. Para a alegria de todos.

--------------------------------------------------------------------------
Leia as demais crônicas da série Em qualquer rua.

Sem comentários: