sábado, 5 de dezembro de 2015

#QLQRUA: A Rua

A rua
A rua com suas idas e vindas, sem saída, com caminhos longos, com cruzamento, com jeito de avenida, curtinhas, enormes. Com poucas árvores, sem nenhuma, com várias. Uma rua de casas coloridas, de casas sóbrias, de prédios, de sítios, de tudo isso.

Quantas histórias estes caminhos não guardam. Quantas vidas bem ou mal vividas já não passaram por ela. Quantos personagens iguais a mim e iguais a ti não existem nestes imóveis? Incontáveis personagens tão diferentes e tão iguais.

A rua símbolo de quem quer seguir em frente, de quem quer às pressas voltar para casa.
A rua é admirada, é olhada com desconfiança. Os apaixonados bem que gostam de namorar em seus espaços mais escondidos e embaixo da luz prateada da lua. Mas nem sempre a rua tem uma bela história de amor, quantas de violência não estão marcadas em suas pedras?

Bem queriam os jovens e os idosos, assim como as crianças, aproveitar melhor o espaço da rua, porém a violência, seja a mão armada ou de trânsito, afasta as pessoas da área pública da rua.

Os lares de cada rua contam histórias seja do passado seja do presente, algumas de pessoas ansiosas também planejam o futuro. Quem será que mora naquela casa azul? Será que a menina da casa verde continua namorando? O rapaz da casa laranja passou no vestibular? Aquele da casa roxa sim, tem faixa de Bixo no portão! E naquele apartamento de cortinas vermelhas...

Já se passaram 69 crônicas, com esta fecha 70. Foram sete dezenas de histórias de coisas, pessoas, sabores, situações. Histórias e opiniões que nasceram de uma rua de Porto Alegre, da casa cor de laranja, personagens e vidas que estão espalhadas por diversas ruas da Capital e além dela.

Ruas que mesmo no escuro são cheias de vida e de luz. Muitas lágrimas e muitos sorrisos. Ruas que podem ser qualquer uma, vidas que são várias.

A série Em Qualquer Rua termina aqui. Mas não terminará as histórias que cada rua, ruela e avenida escondem em suas paredes, grades, postes, chão e céu.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Objetivo concluído. Aqui a última crônica da série Em Qualquer Rua, mas na página a atualização continuará, se virar livro podem ter certeza que lá haverão crônicas inéditas. Leia todas as crônicas clicando aqui.

Sem comentários: