segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Número de jovens eleitores caiu, mas Região Sul vai contra esses dados


Há quase 30 anos as pessoas iam às urnas pela primeira vez, depois de 20 anos de ditadura militar, para escolher quem seria o presidente da República do Brasil. Hoje totalizam-se em 135.804.433 milhões de eleitores aptos para votar. O que significa um aumento de 7,8% em relação à última eleição para presidente, que ocorreu no ano de 2006. No entanto o número de leitores com menos de 18 anos caiu. Em 2006 eram 2.566.391 agora são 2.391.352 milhões, uma diminuição de 175.039 mil votantes menores de idade. A região Sul vai contra os dados nacionais, onde há 20.252.770 milhões de eleitores sendo 361.758 mil com idade entre 16 e 17 anos. No Rio Grande do Sul eles totalização 1,8% dos votos no pleito deste ano.

Para a mestre em História Camila Ventura Merg, o Rio Grande do Sul é um dos grandes colégios eleitorais do Brasil, porque nós gaúcho temos uma grande história política nacional. Um dos principais presidentes brasileiros foi Getulio Vargas, gaúcho.

A estudante do 2º ano do ensino médio, Sabrina Duarte de 16 anos, falou da importância do voto e que escolheu votar esse ano, pois acredita que se cada um ajudar a política brasileira pode mudar. Para a estudante “um voto nunca é só um voto, somos milhares de pessoas que tem o poder de acabar com a roubalheira”. Ela ainda salientou que não esperou chegar aos 18 anos para poder exercer esse direito do cidadão. Sabrina e mais 15 colegas que tem entorno da mesma idade votaram pela primeira vez. Eles confirmam a pesquisa feita por Camila no que se refere às influencias em casa, já que maioria deles não pediu ajuda para os pais na hora de escolher os candidatos. A estudante disse ainda que pesquisou o que cada candidato tinha de projeto e foi influenciadora na decisão dos pais. “Adorei ir votar, a única coisa que eu achei chata foi o lixo que ficou na cidade depois que acabou a eleição”. Sabrina disse ainda que espera que no segundo turno a cidade fique mais limpa.

Sem comentários: