sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A tecnologia a favor do mercado editorial

O mercado editorial tem entrado em declínio nos últimos tempos por causa do avanço tecnológico. Editoras como o Grupo A, antiga Artmed, têm encontrado mercado na publicação de e-books e materiais de consulta digitais. Em entrevista coletiva Michael Menta, gerente de marketing do Grupo A, falou sobre como está esse mercado e quais as expectativas da empresa.
O mercado brasileiro está acompanhando o ritmo de crescimento das mídias digitais, mas não com a mesma força de países como Estados Unidos. As pequenas empresas são as que mais estão sendo prejudicadas, pois não tem uma gestão específica que cuide da questão do livro digital. Menta expôs que o grupo A está preparada, pois possui uma plataforma de material de apoio para o professor que utiliza livros da editora e para quem os compra. Para os professores que utilizam esse meio, existem recursos como matérias de apresentação sobre determinado assunto em Power Point, vídeos explicativos e exercícios.
Outro investimento da editora são as publicações em I Ped e I Fone que em breve estarão disponíveis. Esse tipo de recurso torna o material mais barato e mais acessível. Segundo Michael em breve terá 700 publicações em E-book, sendo que esses materiais poderão ser comprados ou alugados.
A editora vem guardando desde 2005 conteúdos em PDF para futuras publicações em meio digital, o que preparou a empresa para esse mercado que está em transformação. O gerente afirmou que a editora está com 24% do mercado de CTP (Cientifico, Tecnológico e Profissional) e tem taxa de crescimento que gira entre 20% e 24%.
A Artmed foi criada em 1973 e era publicava livros voltados para a medicina. Com o passar dos anos outras áreas acadêmicas foram incorporadas. Em 2009 a BNDSPAR e a CRP se tornaram sócias da editora. A MCGraw Education -Hill Education virou parceira e houve a compra da Editora Artes Medicas. Com o aumento da empresa no mercado editorial houve a mudança do nome da marca que passou a se chamar Grupo A e teve seu lançamento oficial na Bienal do Livro em São Paulo, em agosto deste ano.
Outra aquisição do grupo foi um escritório em Portugal, mas para Menta o mercado do país ainda é desconhecido. “A compra do escritório aconteceu a dois meses e não temos conhecimento ainda”. Ele ressaltou que os portugueses têm muito o hábito de comprar livros técnicos em inglês. A média calculada para as vendas deste ano no Brasil fica no calculo de 64 milhões de reais.

Sem comentários: