segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Elas voltaram com tudo!

As pin-ups são modelos com curvas mais avantajadas. Fogem do estereotipo magricela das tops de passarela. São bem antigas e já povoaram a cabeça de muitos marmanjos, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial. Elas voltaram com tudo e são super atuais, mas afinal o que são pin-ups?
A pin-up nada mais é do que uma forte imagem da cultura pop. É um tipo de erotismo suave. Esse estilo está na maquiagem e no modo de vestir, sempre sensual e sem ser vulgar.

Quando em foto essa imagem é representada geralmente por modelos e atrizes. Também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941, porém há dados que mostram o uso do termo em 1890.

O nome vem do inglês pin up, pendurar na parede, pois em geral as fotografias e desenhos viam em calendários, por isso o uso do termo. Após algum tempo surgiu os pôsteres, que foram fabricados em massa e popularizaram o estilo.


Muitas “pin ups” eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus postêres se tornou onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Grande Guerra . Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, freqüentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente. Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.

Várias marcas importantes
utilizaram a imagem das pin-ups para promoção. A exemplo é a Coca-Cola.

Atualmente ilustradores, como Rion Vernon, têm explorado muito esse mundo de um modo mais radical. Vernon, criador do termoo pinup toons, fundiu a clássica garota pin-up com os elementos dos quadrinhos e do cartoon.

Algumas funcionárias do site Terra incorporaram as pin-ups e fotografaram. Confiram no site: http://www.terra.com.br/mulher/pin-up/pin-up.htm

Você ainda pode pesquisar mais sobre o assunto e ver fotos das principais atrizes consideradas pin-ups no site do Wikipédia.

Nos vídeos duas dicas de make up inspirado nesse estilo.





fontes de pesquisa: Wikipédia; Site Terra; Clube das Mulheres de Face

Sem comentários: