sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Rede de esgoto é problema para moradores na Nova São Carlos

O saneamento básico ainda é problema para os moradores da Nova São Carlos, na Lomba do Pinheiro. As redes existentes têm de ser refeitas e novas devem ser construídas, o que facilitaria o escoamento das chuvas, que ultimamente vem alagando casas. Para a vice-presidente da associação de moradores Denise Pereira da Rosa,o empurra-empurra entre o DEP e o DMAE dificulta a solução do problema.

No orçamento participativo deste ano a comunidade ganhou o assoreamento do Arroio Tiririca. Contudo, para a presidente da associação de moradores Teresinha Beatriz Medeiros “o assoreamento do arroio certamente não irá ser feito, pois não há condições para o trabalho,já que no local se encontra muito lixo e foram construídas casas irregulares”.

Teresinha salientou que grande parte do problema com esgoto vem de acessos que foram feitos sem regulamentação. O descaso de alguns moradores com o lixo acaba deixando o escoamento de água muito mais difícil, porque trancam as bocas de lobo.

A história da comunidade que lutou por seus direitos

A Nova São Carlos, removida para a Lomba do Pinheiro no início da década de 1980 e não dispunha de nenhuma condição de vida. Não havia água encanada, nem redes de esgoto e a energia elétrica era precária.
No final dos anos 80 e início dos anos de 1990 os moradores fizeram barricadas para protestar contra as más condições de vida que tinham. Terezinha Medeiros lembra que “foram eles os primeiros a fazer aquele tipo de protesto no bairro”. No primeiro momento conseguiram a água encanada, depois o esgoto cloacal e fluvial.

Porém, mesmo depois de 20 anos, o esgoto ainda é problema, já que a comunidade cresceu muito durante esse período. Um censo realizado pela associação estima que há no local mais ou menos 2500 moradores.

Este texto foi escrito no 1º semetre de 2010, ou seja, quendo eu estava cursando o 4º semestre. Quem avaliou foi oprofessor Leonam,um dos mais fofos da Famecos.

No Mapa a localização da comunidade e os serviços oferecidos no Bairro.

Exibir mapa ampliado

Sem comentários: