quinta-feira, 29 de agosto de 2013

QLQRUA: Um tapa de luva de boxe na cara da sociedade

Quanta delicadeza do nosso Plenário
Luva de pelica é delicada demais para o tapa que a sociedade brasileira levou na noite de ontem, 28 de agosto. Foi um belo tapa na cara com a luva de boxe, isso sim. E não foi em qualquer rua deste imenso País, foi na nossa Capital Federal. 

A bofetada de luva veio quando a querida Câmara, que em votação secreta, rejeitou o pedido de cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon, de Rondônia. O parlamentar, que está sem partido, é presidiário desde 28 de junho, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele está cumprindo pena de 13 anos devido à condenação por peculato e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Para que Donadon perdesse o mandato era necessário que houvesse no mínimo 257 votos, contudo só 233 deputados votaram a favor da cassação, enquanto 131 votaram pela manutenção do mandato e 41 se abstiveram. Enquanto Donadon permanece preso quem assume o comando é o seu suplente. Neste período não receberá salário e os demais benefícios que o cargo tem.

É muita humilhação para o povo que em junho saiu as ruas. Fico pensando no como o povo de Rondônia deve estar se sentindo agora, afinal de contas estão sendo representados por um ladrão sem partido (sim, essa frase tem sentido dobrado).

O deputado presidiário durante a sessão reclamou do tratamento e das condições que a prisão tem. Ora bolas, quem mandou ele formar quadrilha? Eu é que não fui. Segue sempre a máxima "toda a ação gera uma consequência", ele que assuma a responsabilidade. E que aproveite, já que continua um nobre deputado federal, para criar um projeto e a defesa do mesmo para a reforma e manutenção das prisões brasileiras.

Mas, mudando um pouco de foco, a vergonha que estou sentindo por esse absurdo parlamentar é imensa, mesmo que eu saiba que a minha deputada tenha votado a favor. Esse mimimi de deputado votar secretamente já deu o que tinha que dar. Vem cá, se eu voto em alguém para me representar por que não tenho o direito de saber em quem e no que ele vota lá na Câmara? Se hoje ele está lá, graças ao meu e ao teu voto, qual o motivo de ser tudo tão escondidinho? Já está mais do que na hora dessa história de voto secreto acabar. 

Ainda temos que ouvir o Presidente do Senado, Renan Calheiros, dizer que a imagem do Poder Legislativo não sai desgastada depois que o Plenário rejeitou a cassação de Donadon. Meu Deus, em que mundo o sr. Calheiros vive? No Brasil é que não é, afinal de contas o imagem do legislativo no país está mais que arranhada e faz tempo. Contudo, Renan salientou que problemas como esse em breve passarão. "Acho que não desgasta a imagem porque precisamos ter respostas prontas, rápidas, célebres, e mais rápida, a mais célebre e mais eficaz resposta é a provação da PEC 18, que não tolera mais que essa situação persista: a compatibilidade da prisão com o exercício do mandato legislativo", disse.

Bom, agora esperemos (mas não muito) as cenas dos próximos capítulos. Sem esquecer que ano que vem tem eleição e o voto é a nossa principal arma.

Leia algumas crônicas da série em Em Qualquer Rua e deixe seus comentários. =) 

Sem comentários: