quarta-feira, 20 de novembro de 2013

QLQRUA: Uma bonequinha de chocolate

Inquieta encantou muita gente./ Foto: internet

Ela mais parecia uma boneca chuquinha (aquelas que toda menina tinha na década de 1980 e 1990), só que feita com massa de bombom. Tinha olhos brilhantes, um nariz pequeno assim como suas orelhinhas. Os cabelos cacheados batiam no ombro, e o vestido curtinho mal tapava o seu bumbum. Em baixo do vestido lilás com poa branco, um shortinho rosa pink. Cores, geralmente, preferidas por meninas de 6 anos, idade que provavelmente tinha.

Tagarela como só, não deixou a vó nem um pouco quieta. A coitada mal podia cuidar se o ônibus que esperavam já estava perto de chegar. A cada minuto tinha um assunto diferente e entre eles soltava um "vó, vó, vó sabia que". A mulher olhava para a pequena e sorria e escutava, nem sempre atentamente, e quase sempre respondia os questionamentos da neta.

A guriazinha, pelo jeito, tinha ficado sem assunto. Mas não se calou. Ficou a cantar baixinho uma música em uma língua que certamente só ela entendia, e dançava com toda a ingenuidade e beleza infantil.

Eis que ficou com sede e pegou das mãos da vó uma garrafa de água mineral. Tomou um gole e fechou, acidentalmente esmagou a garrafa. Achou divertido! Amassou toda a pet e achou que tomar água com ela toda torta era divertido.

Quando o ônibus chegou, nem percebeu. Ganhou no susto um colo da avó e entrou no coletivo. Descobriu em meio a ansiedade uma nova maneira de tomar água, em meio aos adultos não se importou em dançar. Mostrou para muitos adultos daquele lugar o quão é divertido ser criança, e encantou muitos.


Leia mais alguns contos/crônicas (ou qualquer coisa do tipo) da série Em qualquer rua.

Sem comentários: