quarta-feira, 6 de abril de 2016

Doodle em homenagem aos 120 anos das Olimpíadas da Era Moderna

Doodle 120 anos de Olimpíadas da Era Moderna
Há exatos 120 anos começava os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em homenagem a data o Doodle desta quarta-feira tem como tema a lembrança destes que marcaram toda uma geração.

Era 6 de abril de 1896 que foi aberta a primeira Olimpíada, em Atenas, recriada pelo professor francês Barão de Coubertin. A competição, bem menor que as edições atuais, durou 9 dias, se encerrando no dia 15 do mesmo mês.

Abertura dos Jogos Olímpicos de 1896
Participaram 240 atletas, todos do naipe masculino, que representaram 14 países, sendo o Chile e Estados Unidos, os únicos representantes das Américas. Foram 43 eventos em nove esportes.

O primeiro vencedor na prova de maratonas foi o grego Spiridon Louis, que trabalhava como pastor de ovelhas e carteiro. No levantamento de peso o medalhista de ouro foi o dinamarquês Viggo Jense. Um detalhe interessante na conquista desta medalha: empatado com o britânico Launceston Elliot na decisão, no qual ambos levantaram 111,5 kg, Jensen foi escolhido como vencedor, já que os árbitros consideram que ele tinha um estilo melhor de levantar que o inglês.

Spiridon Louis
Elliot, por sua vez, ficou com a medalha de ouro na prova de levantamento com uma mão. O britânico levantou 71 kg, enquanto o dinamarquês levantou apenas 57 kg.

Além do atletismo e do levantamento de peso, a primeira Olimpíada teve os seguintes esportes:

Atletismo;
Ciclismo;
Esgrima;
Ginástica;
Halterofilismo;
Lutas;
Natação;
Tênis;
Tiro.

Os Estados Unidos encerram a participação em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 20 medalhas, sendo 11 de ouro. A Grécia ficou com segundo lugar, conquistou 46 medalhas no total, sendo 10 de ouro.

O Esporte como instrumento da paz

Barão de Coubertin
O Barão de Coubertin não só recriou os Jogos Olímpicos como teve um importante papel no desenvolvimento do esporte. Foi ele um dos responsáveis pela criação do Comitê Olímpico Internacional (COI),em 1894. O Barão foi Secretário -Geral do COI até 1896, quando se tornou presidente, após a renuncia Demetrius Vikelas.

O Barão de Coubertin acreditava que o esporte era o único instrumento capaz de unir diferentes povos, credos e religiões, sendo um meio de acabar com as guerras.

#Esportes

Sem comentários: