sábado, 11 de julho de 2015

#QLQRUA: O músico

Banco de imagens
Todos os dias ele acorda cedo. Prepara o café, toma banho, arruma o cabelo, põe a melhor roupa. De avental organiza a casa, leva os cachorros para passear.

Antes meio-dia esquenta o almoço, come, lava a louça. Afina os instrumentos musicais, pega a bolsa e sai. Por voltas das 12h15 está na parada de ônibus, pega o coletivo e vai até o Centro da cidade.

Chegando ao destino, ele organiza o seu espaço. Evita ficar no meio da rua, mas também não fica escondido. As pessoas estão em passos rápidos. Muitas em compras, enquanto outras estão a caça de um local para almoçarem, e outras já se direcionam aos seus trabalhos, após a refeição. Neste ritmo frenético, ele começa a tocar.

Primeiro uma leve sinfonia, uma música clássica tirada com maestria da guitarra. Depois começa a tocar músicas mais populares, toca sertanejo. Percebe que as pessoas já o observam enquanto caminham. A partir daí toca seu repertório preferido, os clássicos do rock.

As pessoas param para escutá-lo. Ele se alegrou. Deu o seu melhor, para agradar o público. A caixinha tem dias que fica cheia, tem dias que vazia. Sabe que mesmo quando tem lucro é necessário poupar, para ter o que comer no mês inteiro.

Às 16h ele para o espetáculo. Guarda a guitarra, vende alguns CDs. Recolhe a bolsa com os demais instrumentos, agradece a Deus por mais um dia, e vai rumo ao seu próximo compromisso.

Certa vez, já era 17h10 quando chegou na escola que dava aulas gratuitas as crianças que moravam na região. Estava atrasado, pediu desculpas a diretora do projeto e aos pequenos alunos. Naquele dia ensinaria um pouco mais sobre a arte de dominar os instrumentos de corda.

Apresentou para as crianças o violoncelo, o violino...

Ao anoitecer, logo após as aulas, ele se direcionou a sala da diretora para conversarem sobre os próximos passos que dariam. Discutiram por mais de duas horas e planejaram como fariam para arrecadar fundos para comprar os instrumentos musicais que seriam utilizados na aula. Acabado a conversa, foi para casa, como todos os dias.

Ao chegar brincou com os cães, tomou banho, ensaiou um pouquinho, preparou o jantar, comeu, lavou a louça, e foi dormir. Fazia isso todos os dias. Nos demais que viriam tudo igual.

Mas na semana passada, uma boa nova veio de uma empresa que doou os instrumentos necessários para a manutenção do projeto.

Mas hoje algo mudou. O Músico percebeu que entre a sua platéia estava uma moça conhecida. Era a jovem diretora do projeto. Com o fim da apresentação foi falar com ela, e por sua surpresa descobriu que ela sempre o via tocar.

Diferente das demais tardes, o caminho da escola teve companhia. Após a aula,o músico não vai para casa. Nesta noite vai relembrar como é bom viver o amor além de suas melodias.

---------------------------------------------------------------------------------------------
A história de um professor de música que escutei no ônibus deu origem a esta crônica.
Confira as demais histórias da série Em Qualquer Rua.

Sem comentários: