quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Um passo para a paz?

A bandeira foi hasteada juntamente com a do Vaticano - Foto: Mark Garten
Será um passo para a paz? Talvez não. A questão Israel e Palestina é muito antiga, cheia de subjetivismos, que aqui faltará espaço para explicar. Mas um passo para o reconhecimento do Estado Palestino, esse sim, foi dado. Nessa tarde desta quarta-feira, 30 de setembro, pela primeira vez a bandeira da Palestina foi hasteada na sede geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA), e lá no alto ficou tremulando junto com os pavilhões de outros países.

Eram por volta das 14h15, pelo horário de Brasília (13h15 hora local) que em uma pequena cerimônia de 15 minutos que a bandeira palestina foi hasteada, o evento aconteceu em meio a Assembleia Geral e contou com a presença de Mahumd Abbas, presidente palestino, e do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Mon.

Durante a cerimônia - Foto: Mark Garten
Uma multidão estava presente tanto no local, tanto na Palestina, assistindo pela televisão. Em discurso, Abbas ressaltou: "neste momento histórico, digo ao meu povo em todo lugar: hasteie a bandeira dos palestinos muito alto porque ela é o símbolo da nossa identidade. É um dia de orgulho".


A decisão de hastear a bandeira da Palestina foi tomada recentemente

A bandeira palestina - Foto: AP
No dia 10 de setembro a Assembleia Geral aprovou uma resolução para permitir que a bandeira da Palestina e do Vaticano (ambos com status de observadores) fossem hasteadas junto aos demais pavilhões dos países membros.

A resolução teve o apoio de 119 países, 45 abstenções e oito votos contra, sendo estes de Israel, Estados Unidos e Austrália.

#Notícias

Sem comentários: