sábado, 26 de abril de 2014

Como nasceu a série Em Qualquer Rua e qual a próxima meta


A vida é feita de desafios, não é mesmo? Pois é, eu sou movida por eles. Gosto desde pequena de ser testada, de experimentar coisas novas. Sou curiosa e gosto de aprender, no colégio era geralmente eu quem levava as novidades. Mesmo adulta segui movida por esse desejo. Creio que o jornalismo, profissão que escolhi por vocação, me dá o prazer de conhecer coisas novas todos os dias.

Já escrevi sobre os diversos assuntos, mas ultimamente o que mais tenho dedicado tempo é o esporte. Gosto muito desta editoria, mas no ano passado me senti motivada a escrever sobre algo diferente, algo mais autoral e menos informativo e foi neste momento que criei a série Em Qualquer Rua (QLQRUA). A princípio eu tinha o objetivo de publicar crônicas sobre coisas cotidianas e sem um frequência para publicação, imaginava criar algo em torno de 40 crônicas. Em quanto amadurava a ideia, uma menina conversou comigo no ônibus e tinha os mesmos anseios profissionais que eu. Nasceu desta conversa a primeira história.

De cara fiquei com dúvidas: são crônicas ou contos? Depois de muito pensar eu apenas nomeei como crônica/conto. Disposta a ouvir, deixei as pessoas me contarem suas estórias e observei tudo. E destas narrativas e das minhas observações apareceram os demais textos. Percebi que meu texto mudou, está melhor. Contudo, parei de escrever por mais ou menos uns três meses, pois saia pouco de casa e com isso não tinha certeza do que contaria.

Mudei um pouco o foco e aumentei o objetivo, assim como a frequência de posts da série. Pretendo que o Em Qualquer Rua chegue ao fim com 70 crônicas. A publicação dos textos serão todos os sábados. Não sei se conseguirei bater a meta, mas tentarei. Curti este auto-desafio e me esforçarei para cumpri-lo. E espero que daqui um tempo eu redija outro destes comemorando o objetivo batido.

Mas por enquanto confira os posts já publicados no QLQRUA.

Sem comentários: