sábado, 26 de abril de 2014

QLQRUA: A rotina da mulher brasileira

Imagem: Envolverde
O despertador toca, são sete horas da manhã e faz frio. Sem reclamar ela levantou da cama. Teve uma noite horrorosa, não dormiu. Estava preocupada com o filho mais velho que durante a madrugada teve uma forte crise de asma. Vestiu-se rapidamente e acordou a filha mais nova, que dali meia hora sairia para o colégio.

Desceu as escadas e foi para a cozinha. Lá botou a água para ferver e preparou a cafeteira. Enquanto a água esquentava ela foi até o banheiro escovar os dentes, lavar o rosto e pentear os cabelos, sedosos e com um suave aroma de floral.  A chaleira apitou e lá foi ela fazer o café. Enquanto chama a filha termina de arrumar a mesa. Passaram-se 20 minutos desde o momento que levantou.

A menina e a mãe beberam o café e comeram um pão quentinho recém tirado do forno.

Segurando a mão da menina, a mulher a levou até o ponto de ônibus, onde a pequena iria pegar a condução para ir até a escola. Quando o ônibus chegou a mulher a colocou no ônibus, mas antes se despediu dela com um beijinho carinhoso na testa e recomendações ao pé do ouvido.

Sozinha, a mulher retornou para casa. De passos apressados chegou e pegou a vassoura. Varreu o pátio, recolheu os cocos dos cachorros. Já dentro de casa ela entra no quarto e pega uma roupa. Antes de entrar no banho foi até o quarto do filho e verificou como ele estava. Se ainda tinha febre, se a falta de ar insistia. Pegou o celular e ligou para o estágio do rapaz para avisar que hoje ele não iria, já que estava doente. Depois disso tomou um banho rápido.

Já pronta para trabalhar, vestida e maquiada, ela retornou ao quarto do jovem. Ele estava acordado. Conversaram rapidamente e ela o beijou na face. Se despediu e sorriu. Sentiu uma dor indescritível por deixá-lo ali, sozinho. Se tivesse opção ficaria em casa cuidando dele, mas precisa trabalhar para garantir a alimentação dos dois filhos.

No trabalho ficou tensa, ligou várias vezes para casa. Geralmente entra no serviço às 8h30 e sai apenas dez horas depois.

Chegou em casa e viu se estava tudo em ordem. Conversou com os filhos, respirou aliviada ao ver que o menino está bem. Conferiu os cadernos da garota. Fez o jantar e  logo depois foi dormir, afinal amanhã é um novo dia, porém a rotina será similar a de hoje. Parecida com a história de vida de muitas mulheres brasileiras.

Leia mais textos da série "Em qualquer rua" clicando aqui!

Sem comentários: