segunda-feira, 21 de abril de 2014

QLQRUA: A estagiária



Ela entra na sala, é estranha para a turma. Quem é aquela mulher com jeito de menina que irá dar aulas no lugar da professora? Todos se questionavam. Quem é?

A professora entra na sala com ar de alegria e a apresenta aos alunos.

_Essa é a estagiária e vai ficar com vocês durante um curto período. Ela será avaliada pelo professores dela, portanto nada de bagunça, ok.

A professora explica algumas coisas baixinho para a estagiária, algo que os meninos e meninas não conseguem ouvir, nem mesmo os que sentam bem na frente do quadro negro. Começa a aula e também o falatório, a bagunça.

Até que um "Silêncio!" alto e firme entoa na sala. Ela os ameaça, dizendo que fará espelho de classe se não mudarem o comportamento. Todos a olham quietos, nada satisfeitos com a bronca. Quem era aquela criatura para dar-lhes tamanha repreensão? Quem era ela, uma simples estagiária para dizer que iria desmanchar os grupos? Os questionamentos furiosos povoavam o pensamento de boa parte dos alunos. Ninguém gostou da ameaça.

A aula acabou e ela foi embora. Não teve nenhuma matéria especial, foi algo como uma simples revisão do que já havia sido dado anteriormente. No fim, apenas alguns tchaus encabulados.

No outro dia, mais uma vez ela entra na sala, com a leve doçura inicial. Ao dar-lhes bom dia disse que na aula era necessário silêncio, pois seria  explicado uma matéria nova, e esse assunto cairia em uma prova da professora titular. Acima de tudo era necessário que os alunos prestassem atenção e participassem com perguntas.

Logo que começou alguns conversavam e outros em silêncio não prestavam a atenção no que era apresentado. Mas aos poucos o cenário mudou. A aula era diferente e detinha a atenção dos tagarelas. Quando o sinal tocou indicando o final da aula ninguém estava afim de sair da sala.

Os dias foram passando e o encanto pela estagiária aumentava. Se antes os guris e gurias da turma olhavam para ela com certa desconfiança, agora a adoravam.

Quando estava perto do dia dela ir embora da escola o comentário geral foi de como eram boas as aulas. Era uma forma diferente de apresentar o conteúdo. Essa nova forma misturava tudo que eles gostavam com o que eles achavam chato. Era livro, música, debate. A estagiária permitia que eles usassem o celular, mas não podia ficar trocando SMS. As classes em semi-círculo davam um ar menos carrancudo a sala de aula.

No último dia da estagiária no colégio, não teve aula. Teve festa. Tinha salgadinhos, docinhos, bolo nega maluca, refri e muita foto. A música era baixinha para não atrapalhar as outras turmas, porém dava a despedida um ar especial de alegria. No fim uma selfie da turma e da estagiária. Acabou-se a experiência, ficou a história.

Mais crônicas da série Em Qualquer Rua aqui!

Sem comentários: