sábado, 31 de maio de 2014

QLQRUA: Maldita Fumaça

Imagem: Scribe 8
De repente aquele maldito cheiro entra na sala. Invade os quartos, o banheiro, a cozinha. Impregna nas cortinas. Se tiver roupa secando no arame, f*#@! Ficou o cheiro ruim no lugar do cheirinho do amaciante. O nariz coça, escorre. O pulmão não consegue mais filtrar o ar. Os olhos ardem e lagrimejam. A falta de ar é inevitável. MALDITA FUMAÇA!

Espirros e mais espirros. Ninguém merece ter uma crise de rinite por causa de um mal educado.

Fumaça é assim, invade a casa da gente sem pedir permissão. Droga, você certamente pensa quando isso acontece. Tudo fica com aquele cheiro maldito. Em plena revolução tecnológica as pessoas seguem um costume antigo de por fogo nas coisas que não prestam mais. O combustível da fogueira é variado.

Tem os que preferem atear fogo no amontoado de folhas secas que caem das árvores, nisto também incluem os troncos e galhos. Tem uma galera mais relaxada, pois o que bota a queimar é lixo do mais variado. E o pior ingrediente é a borracha, muitas vezes dos pneus velhos.

O ruim deste ato não é apenas o cheiro incomodo da fumaça. Ela é altamente prejudicial a saúde do que bota o fogo, como também de quem aspira a fumaça. Além de crime ambiental, podem ocorrer incêndios, já que basta que uma faísca de fogo atinja a rede elétrica.

Uma ação irresponsável, já que em tempos de coleta seletiva de lixo, o descarte através de fogueiras domésticas é no mínimo burra. Essa ação só aumenta a poluição ambiental, e se tratando de uma cidade metropolitana este momento poderia ser considerado crime.

O ar limpo é o ideal para o perfeito funcionamento dos nossos corpos. O ar limpo é o que garante a existência da vida no planeta. Em tempos em que o debate ambiental está tão quente, manter o mínimo de cuidado com a forma de descarte do lixo é o ideal. Não colocar fogo nos jornais velhos, folhas, galhos, pneus e etc é fazer a nossa parte.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia as demais crônicas da série e conheça as diferentes histórias que podem acontecer do nosso lado. #EmQualquerRua

Sem comentários: