sábado, 17 de maio de 2014

QLQRUA: Os tipos de motoristas mal humorados

Álbum de imagens
Quem nunca conheceu o mal humorado no trânsito é porque não andou de carro ou qualquer outro tipo de transporte no Brasil independente de congestionamento ou não. O mal humorado do trânsito, em geral, acha que ele está sempre certo e não tolera o mínimo de erro do motorista vizinho. Eu costumo classificar em três tipos: estressadinho, o estressadinho analista e o mala da buzina.

O estressadinho chega ser engraçado. Ele muitas vezes dirige na defensiva e se irrita com facilidade. Quando alguém corta a frente dele, ele põe a cabeça para fora do carro ou levanta a viseira do capacete e xinga, xinga muito! Se o carro do lado para e não faz sinal novamente a cena se repete. Porém a briga é menor, sai um "Seu Filha da Puta tem problema no sinal, vai no mecânico!" e segue a sua viagem. Estes em geral, na raiva do motorista inadimplente soqueia o volante, e vamos comemorar, pois antes o pobre volante do que uma briga que pode acabar em morte. O estressadinho não se irrita só com o trânsito, mas com tudo. Dirigir é só mais um ato massante do dia.

O estressadinho analista busca sempre o lado positivo das coisas, tem bom humor, porém isso não impede que ele se irrite com facilidade. O analista é o cara que pragueja o outro motorista, entretanto antes ele vê bem a situação. Cortou a frente dele, dobrou ou parou sem fazer sinal ele se enfurece, mas antes dá uma olhadinha. Se percebe que o cara é experiente acabou-se. Lá vem o "Seu alguma coisa, comprou a carteira, foi!?" Contudo, se vê que a criatura que guia mal o outro automóvel porque é novo no ramo, simplesmente sai como se nada houvesse acontecido. Na maioria das vezes não é conhecido por confusões, e nem sempre é o melhor motorista do mundo.

O mala da buzina é de todos o mais chato. Costumam aparecer em dias e horários de congestionamento. Imagina a cena, uma fila de carros a 10 km/h e logo ele atacara com o seu maldito "biiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii"! É como se a buzina fosse fazer os carros da frente voar para que ele pudesse dirigir pela via tranquilamente. O barulho do trânsito é ruim e para ajudar vem ele é a sua buzina irritante. Já ouvi dizer que são eles os mais propícios a infartos, pois a eles então recomento escutar música para acalmar. Dos buzineiros há os encrenqueiros, que saem do carro para reclamar e não suportam erros. São apressados e costumam se acidentar.

Não é difícil reconhecer estes tipos, basta observar ao redor ou pegar uma carona. É engraçado, mas é perigoso. Nas atitudes do motorista existe ameaça. No stress do dia a dia uma simples discussão pode acabar em morte. As atitudes não pensadas podem acabar em tragédia. O trânsito pode ser bem mais seguro se a ansiedade for posta de lado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia as demais crônicas da série Em Qualquer Rua.


Sem comentários: