sábado, 8 de novembro de 2014

#QLQRUA: Três problemas que buscam ser resolvidos no Procon

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O telefone mudo, reclamações que chegam. Perda de clientes e de serviços, este é o cenário que aquele homem vive. Há meses vem reclamando de defeitos na sua rede de telefone. Fazer uma ligação era difícil por causa dos ruídos. Mas nesta última semana o telefone está mudo. Completamente, mudo.

Não é primeira vez que isso ocorre, segundo ele mesmo informa em um guichê do Procon. Na outra vez que o telefone deu problema a fornecedora do serviço levou duas semanas para fazer o conserto. Cansou, quer cancelar o contrato, porém não consegue. Cada vez que ele tenta realizar o procedimento via telefone a ligação cai. Pela internet dá erro. Na loja da empresa informam que o cancelamento não pode ser realizado ali.

O empresário não está sozinho. Alice está há dias pedindo para que o site faça a troca do celular que ela comprou e veio com defeito. A jovem conta que o telefone não liga, que fez a solicitação dentro do prazo estipulado pelo e-commerce, porém não foi resolvido. Fará um mês que ela comprou o produto e não pode usar.

Maria Júlia está insatisfeita. Recebeu três cobranças indevidas no cartão de crédito. O serviço que está sendo cobrado não faz parte do seu pacote bancário, nem foi pedido pela mesma. Ela não só quer o cancelamento como quer o dinheiro de volta.

Os três se encontram no Procon. Os três insatisfeitos, e com razão, não estão sozinhos. De acordo Procons de todo o Brasil, só no ano passado, cerca de 2 milhões de reclamações foram realizadas.  A maior parte delas é de reclamações de cobrança indevida.

O número de denúncias é superior aos anos anteriores a 2013. As pessoas assim como o empresário, Alice e Maria Júlia tomaram coragem de procurar informações e procurarem seus direitos. Agora as empresas ou aprendem a prestar seus serviços corretamente ou continuaram a ganhar multas de presente.

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Leia as demais crônicas da série Em Qualquer Rua.

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