sábado, 25 de outubro de 2014

#QLQRUA: Mamãe descobriu a internet

Turma da Mônica
Mamãe descobriu a internet. Ainda não anda pelas ruas wébicas  com tanta tranquilidade como os filhos. Sabe o que é Twitter, porém prefere não usá-lo ainda, não te coragem. Prefere o Facebook , já que pela rede social pode compartilhar imagens fofinhas, foto dos filhos, dos sobrinhos e dos afilhados, além de poder jogar aqueles games coloridinhos.

Papai não curte muito se aventurar nas novas tecnologias. Não é que ele não goste, mas acha que é complicado de mais. Esta sempre com o celular no bolso. Prefere os modelos mais simples, nada de elaborado. "Istamim o quê? Remédio?", questiona ele ao ouvir falar do aplicativo de fotos. Para papai aprender a mandar um 'sms' foi uma tarefa bastante complicada. Mais que aqueles malditos cálculos de matemática que se aprende (ou não) no colégio e que ele sabe bem como fazer (vai entender).

O titio já navega com mais tranquilidade. Porém, a algum tempo atrás andou visitando um site pornô e clicou em um banner. Nossa, que confusão... A clicadinha inocente infectou o computador, para desespero da filha que compra pela internet, fúria da titia que ficou irritadíssima ao saber o tipo de página que ele andou acessando, e para as gargalhadas da gurizadinha que não pouparam as piadinhas. Titio manda e-mail, acessa o Facebook, contudo, o que ele mais gosta é o bom e velho joguinho de paciência.

Na casa da esquina um senhor por volta dos 80 anos também tem se interessado pela internet. Para ele é uma coisa mágica. Manda carta rapidamente. "Coisa boa essa coisa de e-mail", comemora. Ele aprendeu a usar o computador com o neto. É viúvo a cinco anos e adivinhe! Ele arranjou recentemente uma namorada em um site de relacionamento. Anda felizão. Usa o Twitter direto, mesmo que algumas postagens sejam dignas de fazer um dos netos alertarem "vô isso não se publica".

A vovó, uma senhora de 70 anos que adora ser chamada assim, vai todas as quintas-feiras em um curso de informática na Paróquia da região. Ela tem uma neta morando nos Estados Unidos e percebeu que pelo computador pode falar com mais tranquilidade com jovem. Para vovó a tecnologia aproxima quem está longe. Além disso, ela odeia ficar de fora dos assuntos e dos costumes mais modernos.

Cada um em sua casa, cada um estilo. Ninguém mais quer estar de fora disto que chamamos de tecnologia. A internet faz parte da vida de todos e quem não se adapta acaba ficando de fora.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia as demais crônicas de série Em qualquer rua ;)

Sem comentários: