sábado, 25 de abril de 2015

#QLQRUA: Pequenas corrupções

Dias desses tive que ir até uma loja de roupas para pagar um carnê. Minha mãe aproveitou para me pedir algumas coisas e como eu estava com tempo comprei. Esse não é fato principal, mas algo que na longa fila me chamou a atenção.

A grande fila do caixa me fez colocar os fones e ligar o rádio. Eu estava entretida com a conversa dos locutores e dos comentaristas até que uma cena me chamou a atenção. Uma mulher, com idade próxima de 40 anos, acompanhada do filho, com provavelmente oito anos. Isso somente não teria me chamado a atenção se não fosse o fato dela ter entrado na fila preferencial. Ela olhou com desdem para a menina do caixa, uma jovem inexperiente que tinha ali seus primeiros dias de emprego. A mulher achou que a jovem não iria chamar a sua atenção. Quando chegou a sua vez ela inflou o peito e deu uma boa encarada, porém a mocinha não teve problema de dizer "não vou atende-la, me desculpe senhora, mas aqui é o atendimento é preferencial".

Ela não gostou nada, contudo saiu da fila. Não entrou na outra, ficou por ali só esperando o melhor momento. Quando a fila que eu estava se mexeu ela num instante tentou entrar, em bom português, tentou furar a fila. Só tentou e não conseguiu. Partiu então para a chantagem, disse para o menino, que deixaria as compras, não daria naquele momento os presentes para ele. Ele chateado miou um pouco e baixinho largou um "mãe eu fico sozinho na fila". Foi o drama e ela conseguiu seu lugar na fila já que uma senhora lhe cedeu o espaço.

Essa não é a única história de atitudes anti-sociais que ocorrem diariamente. Cotidianamente é bem fácil ver essas ações. Alguns chamam de pequenas corrupções. Isso me fez refletir mais uma vez. Aquele troco dado errado, a furada de fila, não dar lugar no ônibus para grávidas, por exemplo, acontecem com certa banalidade. Quando vejo, leio, escuto sobre os casos de corrupção no Congresso, no Senado, mais recentemente na Petrobrás, me pergunto: isso não é apenas um reflexo das atitudes de parte da população?

Não dá para cobrar de alguém uma atitude correta quando também não se tem. Como dizer que aquele fez errado se também não se faz o certo? Não, não estou falando do politicamente correto, estou falando sobre atitudes corretas, como respeito ao próximo, gentileza e educação.

Apontar o dedo e dizer que tudo está errado é fácil. Mas evitar cometer as pequenas corrupções também deveria ser. Não adianta reclamar que a cidade alaga se joga lixo no chão. Se não te lixeira não é mais fácil cobrar da prefeitura?

Dizer que político é ladrão é fácil, mas quantas pessoas entregam o dinheiro a mais que recebe de troco quando o caixa erra o valor?

Repensar nas atitudes é a melhor forma de melhorar a nossa sociedade e sem aquela história de que sozinho não se muda o mundo. Realmente pequenas atitudes não mudam o mundo, mas torna a convivência em sociedade mais leve.

-------------------------------------------------------------------------

Leia as demais crônicas da série Em Qualquer Rua

Sem comentários: