quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Fácil de ler e para refletir


Diferente de "O Diário de Anne Frank" em que a história contava de forma nua e crua tudo que a jovem Anne passou durante o período da Segunda Grande Guerra, "O Mundo de Anne Frank" vai além, porque conta um pouco da vida da personagem antes da Guerra, durante e já no campo de concentração. A narrativa é mais terna, lembra muito um conto, e pouco uma biografia.

A escrita suave da autora Janny van der Molen, a narrativa bem construída, com base na biografia da personagem e a utilização de recursos literários para contar a história, tornou o livro ideal para os jovens leitores. Já que apesar dos horrores acontecidos nos campos de concentração, a realidade foi contada de uma forma neutra, sem que o apelativo tomasse conta da obra. São recursos utilizados para atrair os leitores da faixa etária indicada.

Obviamente não podemos esquecer que trabalho de tradução de Alexandra de Vries foi essencial para que o livro não perdesse o sentido. Seria cruel se a delicadeza, e os momentos importantes da história se perdessem em língua portuguesa.

O uso de ilustrações, neste caso de autoria de Martinj van der Linden, também acrescentou a obra, já que elas auxiliam como complementares ao texto, fazendo com que o leitor fique ainda mais atraído pela história.

Indico para pais, responsáveis, padrinhos e professores. Essa é uma obra que a criança e o adolescente precisam ler, e indico que façam isso antes mesmo de ler "O Diário de Anne Frank". Pois este prepara o terreno para o debate sobre o Holocausto e também sobre a vontade de viver, sobre sonhos.

"O Mundo de Anne Frank" é um livro pequeno, menos de 200 páginas e que pode ser lido em dois dias. Vale a pena.

------------------------------------------------------------
Vou começar a postar algumas resenhas e comentários sobre livros que lerei ou que já li. Mas serão raros os relatos de livros best seller. Ainda estou devendo falar sobre o livro que dediquei algumas horas na última semana "Uma pequena casa de chá em Cabul". Entrei tanto dentro da história que qualquer coisa que eu escreva agora poderá ser um spoiler.

Sem comentários: