sábado, 7 de novembro de 2015

#QLQRUA: A falsa imagem de quem gosta de estudar

Usei óculos e virei um cão gênio/ Foto: ThingLink
Há uma falsa imagem quando se pensa em alguém que gosta de estudar, de ler, se é geek ou nerd. A maioria das vezes os personagens usam óculos, são sem graça, usam cores neutras ou pastéis. Tudo mentira, principalmente a questão do óculos de grau.

Eu gostaria de saber quem foi o gênio que criou a imagem do inteligente usando óculos? Quem disse a ele, e ao resto das pessoas que compraram a ideia dele, que as pessoas que são chegadas aos livros usam óculos. Quem disse que quem lê tem problemas de visão?

Uma das primeiras coisas que escutei quando pus óculos foi "nossa como tu ficou com cara de inteligente". Como assim!? Quer dizer que eu passei 27 anos da minha vida sendo burra???

Essa coisinha que uso no rosto não é para enfeitar, me deixar com a aparência de gênio, é para enxergar melhor, para anular a miopia. Basicamente, para que eu possa ver a televisão sentada no sofá, não fique com o nariz grudado nos livros ou nos cadernos, que eu não fique com a cara próxima do computador, que eu veja o quadro e o professor, pegue o ônibus certo, e principalmente, para que eu não morra atropelada.

Tenho uma amiga que não enxerga de pertinho, então ela sempre carrega os óculos dependurado no pescoço, como um colar. Tem até uma correntinha dourada, bem fofa. Ela não vê nada de perto, logo para ler ou ver os detalhes de um objeto precisa coloca-los. Certa vez ela me contou que vira e mexe escutava que ela ficava com uma carinha de menina esperta sempre que botava os óculos.

Ligar esse objeto a figura de pessoa estudiosa é o mesmo que dizer que toda loira é burra. Conheço muita gente que usa óculos, mas foge de um livro como o vampiro foge de alho. Se arrepia só em pensar em estudar, passa longe de ser um nerd ou um geek. Assim como tem vários fanáticos por estudar que quem olha jamais diria isso, pois não usam óculos e tem o corpo todo trabalhado na academia.

As meninas que usam óculos são as que mais sofrem. Quem nunca viu em um filme a cena da guria feia usando óculos que toma um banho de loja, troca os óculos pelas lentes e fica linda. Ou melhor tira os óculos e pronto. Ela ficou linda e com a visão ótima.

Usar óculos não tira o estilo e/ou a beleza de ninguém, nem dá status. Dar as costas para este estereótipo é uma forma de acabar com ele. Nenhuma pessoa é mais isso ou aquilo por causa do óculos que usa, do estilo de roupa ou da cor do cabelo. Somos muito mais complexos que objetos e adornos, e é nisto que está a graça toda.

-----------------------------------------------------------------------------------
Leia as demais crônicas da série Em Qualquer Rua clicando aqui.

Sem comentários: