sábado, 27 de junho de 2015

O arco-íris nas Redes Sociais

Ontem, 26 de junho, um assunto tomou conta das redes sociais e a transformou em um arco-íris, a lei que libera o casamento entre homossexuais nos Estados Unidos. O forte discurso do presidente Obama e a repercussão na Casa Branca incentivaram todos a comemorar o fato, que deixa registrado que o amor entre duas pessoas não deve ser impedido por uma norma. Agora, os norte-americanos podem ter, perante lei federal, todos (ou pelo menos a maioria) tipos de família. Ganha a sociedade humana.

O Facebook criou um aplicativo que colocou nas fotos dos usuários da rede um filtro com as cores do arco-íris, simbolo da luta gay. Logo, o filtro viralizou em muitos países. Houve então uma enxurrada de: é preciso trocar a foto para poder dizer que apoio a causa? Além disso também houve a discussão dos que defendem a tal família tradicional, mas isso não vem ao caso.

No momento em que o Brasil passa por uma discussão afiada sobre o assunto, o fato do casamento homossexual ter sido aprovado em um país tão importante economicamente e o maior no continente Americano chamou a atenção, sendo que a pergunta que mais ressaltou nestas terras foi: por que aqui ainda não chegamos a este nível?

Se a foto arco-íris é moda eu não sei dizer, mas o debate ganhou muito mais que cores, ganhou força. Enquanto o assunto ainda é tabu por parte dos governantes, os brasileiros mostram que estão abertos para as importantes mudanças sociais.

No Brasil, essa informação é importante destacar, a união entre pessoas do mesmo sexo já é autorizada perante a justiça. O casal declara que está junto e recebe um documento, uma espécie de contrato de união estável, mas não é casamento. No casamento o documento recebido pelas pessoas é uma certidão de casado, no qual o casal pode ter o mesmo sobrenome. Nos demais detalhes não há muita diferença. A matéria publicada no UOL explica melhor: noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/06/26/entenda-as-diferencas-entre-o-casamento-gay-dos-eua-e-do-brasil.htm

E como dizem os memes, para apoiar a causa gay não é preciso ser homossexual. Para apoiar este e qualquer outra causa que vai contra os preconceitos basta SER humano.

Para encerrar, ontem, deixei a seguinte mensagem no meu perfil do Facebook e aqui compartilho como imagem, porém quem não conseguir ler clique aqui e entre na mensagem:

Print de tela


2 comentários:

Ananda Maciel disse...

Meu sentimento foi de total indiferença. Já prendi a lidar com essas modinhas repentinas que acabam como se nada tivesse acontecido.

Bruna Santos de Souza disse...

Oi Ananda! Obrigada pelo comentário. Bom, eu troquei o filtro da foto muito em apoio, principalmente aos meus amigos que sofrem com o preconceito diariamente. Mas como eu disse, ninguém é obrigado entrar na moda para apoiar a causa.

Valeu! :*

PS: curto o teu blog.