terça-feira, 16 de junho de 2015

#QLQRUA: Silêncio

Page: mensagens para Facebook
Às vezes não falta tema, mas falta assunto. Foi assim que eu não publiquei nada da série no último final de semana. Não me faltaram temas, mas eu também não tinha muito o que falar sobre eles. Isso é ruim, mas não é inevitável. Quantas vezes a única coisa que se quer é ficar em silêncio? Muitas, não é mesmo?

Nem sempre tagarelar até os cotovelos, como dizem os mais velhos, é algo que agrada. Não pense leitor que aqui não falo com vocês. Falo muito, e muito. Apenas uso as palavras escritas ao invés das orais.

O silêncio é a razão humana, alguns dizem. Rola nas redes sociais memes de que muitos pensam que o silêncio é tristeza, enquanto é apenas preguiça de conversar, como também há aqueles, com toque de sabedoria, de que é melhor calar do que enfiar a mão na cara de alguém.

Fato é que muitas vezes se manter em silêncio é a melhor forma de evitar entrar em um conflito, e não como dizer "quem cala consente". Mas também é uma ótima forma de ouvir.

Não falar é importante e necessário para ouvir os outros e também a si. Escutar o que a outra pessoa tem a contar pode ser uma ótima experiência. Se ouvir é uma excelente forma de reflexão. Pensar na vida também significa repensar seus atos. É uma forma de buscar um novo "eu".

E nem sempre o silêncio é uma forma de tristeza ou de uma grande mudança. Ficar calado pode simplesmente ser um ato de bem-estar, no qual também pode ocorrer durante períodos de grandes alegrias. O silêncio é uma forma que se pode contemplar o belo e também senti-lo.

--------------------------------------------------------------------------------
Leia as demais crônicas da série Em qualquer rua.

Sem comentários: