sábado, 17 de outubro de 2015

Dos Quadrinhos à Vida Real: Mônica e a turma ganham novos cenários com as fotos de Sabrina Rodrigues

Foto: Dos Quadrinhos à Vida Real
Com pouco mais de um ano a página Dos Quadrinhos à Vida Real tem conquistado milhares de fãs. No momento em que escrevo esta matéria ela já possuí 4.678 seguidores. O sucesso não é a toa. De maneira criativa Sabrina Rodrigues alimenta a página com fotos que mesclam a magia dos desenhos com cenários reais. Os personagens são os mais amados no País, e talvez no mundo, a Turma da Mônica. Conversei com Sabrina, que nos falou um pouco sobre o trabalho que vem desenvolvendo, do sonho de conhecer Maurício de Sousa, e da recepção bacana que o trabalho vem recebendo, inclusive das filhas do autor Mônica e Magali.

Sabrina/Foto: Dos Quadrinhos à Vida Real
Sabrina é de Campinas (SP), e se define como uma sonhadora de 25 anos, apaixonada por fotografia e por gibis. A ideia de levar a Turma da Mônica veio de uma forma bastante peculiar. "Foi tudo muito simples, em um belo dia lá estava eu lendo um gibi do Chico Bento enquanto comia uma goiaba, rs, (coincidência não?). Até que em um dos quadrinho, tinha o personagem Zé Lelé pendurado em uma árvore, aí pensei, e se eu recortasse e pendurasse no pé de goiaba do quintal e fotografasse? Fiz, postei em um  grupo de fotografia e a galéra amou, pediram mais e nunca mais parei", lembrou.

O Zé Lelé na goiabeira foi a origem/ Foto: Dos Quadrinhos à Vida Real

Grande parte dos cenários usados nas fotografias são em ambientes naturais. De acordo com a fotografa isso ocorre em razão dos cenários apresentados nas histórias, no qual ela tenta manter no real o mais similar possível.

Para compor as imagens Sabrina utiliza uma série de técnicas fotografias, pois assim ela consegue mostrar no resultado final aquilo que visualizou. Já sobre as dificuldades que surgem ao longo do trabalho, a fotógrafa explicou: "com certeza a maior dificuldade está na hora de fazer a foto, como sempre faço ao ar livre, deixar os personagens do jeito que tem que ficar é bem complicado".

Grande parte das fotografias são da Turma da Mônica, e a escolha por estes personagens foi algo motivado pela paixão. Sabrina contou que os gibis da turminha são seus preferidos, e foi com eles que ela aprendeu a ler. Perguntada se pensa em fazer montagens com outros personagens do Maurício de Sousa ou de outros ela respondeu que "já cheguei á fazer com outros personagens, como a Mafalda, Zé Carioca e outros,  mas me identifico mais com os personagens do Maurício.
Sempre faço mais da Mônica e sua turminha, mas faço também do Chico Bento, Horácio, Turma da Mata e Turma do Penadinho".

Foto: Dos Quadrinhos à Vida Real
Mesmo sendo fã, Sabrina ainda não conhece o quadrinista Maurício de Sousa, mas isso é um sonho que ela quer realizar.

Sabrina disse que não planeja nada especial para a página Dos Quadrinhos à Vida Real para 2016. No entanto, planeja continuar com a página a todo vapor. A fotógrafa acredita que quando o trabalho é feito com carinho coisas vão acontecendo conforme os dias, as ocasiões.

Mesmo com as dificuldades que surgem ao longo do processo, Sabrina é enfática ao falar que a recompensa vem quando as pessoas entram em contato com ela e relatam que a página as fazem voltar no tempo, que cresceram lendo os quadrinhos da Turma da Mônica. "É gratificante saber que as pessoas gostam, comentam e mandam recadinho. Faço tudo com muito amor. Quando criei a página, não sabia que as pessoas iriam gostar tanto, inclusive a própria Mônica e Magali, filhas do Maurício de Sousa, que sempre estão curtindo e compartilhando. Então, caramba, é mais do que eu poderia imaginar, sem palavras. Só tenho à agradecer o carinho de todos", comemorou.