sábado, 24 de outubro de 2015

#QLQRUA: Borboletas no estômago

Borboletas
Na frente do espelho o jovem ator respira profundamente, a ansiedade acompanha as pinceladas que ele dá com a maquiagem branca no rosto. Já as borboletas no estômago, essas batem suas asas em um ritmo frenético.

Ele se olha e se questiona: _Será que a maquiagem está boa, será que esta do jeito correto? Será que o público irá gostar?

Quem olhava aquela cena mal imaginaria o tumulto de ideias que passava na cabeça dele, afinal, apesar de ter 20 anos, ele era conhecido nos palcos. Mas a maldita ansiedade da estreia era a companhia do ator naquele momento.

Respirava ainda mais fundo, tentava relembrar o texto, passava-o todo na cabeça, imagina perder o fio da meada. Não seria para ele um problema, sabe improvisar, mas será que o resto de elenco saberia acompanhá-lo? Para não arriscar era melhor se manter assim, com todas as falas na ponta da língua.

De acordo com os atores mais experientes essas borboletas são comuns em todos os atores, nas estreias das peças teatrais, do cinema, da novela, do seriado. O jovem sabia disso, mas bem que ele queria tranquilizar aquelas batedoras de asas.

A estreia é sempre um momento importante na vida de todos nós, não é só pelo início de uma nova história, isso porque quando uma nova rotina é criada gera novas expectativas, algumas desnecessárias. Elas geram medo, pois não temos medos apenas de coisas concretas, como bichos, mas também é do desconhecido.

Nem sempre começar algo na vida é uma tarefa fácil, muitas vezes requer perdas, coisas deixadas de lado. Por vezes uma estreia é recomeçar, não sair do zero, mas transformar a história que está sendo construída.

O medo do jovem ator é compartilhado por todos nós, todos conhecemos bem, contudo, do jovem as borboletas se acalmarão quando ele pisar no palco, e irão embora quando as palmas para ele e todo o elenco encerrarem o espetáculo. Para todos nós, elas nos deixam aos pouquinhos e quando percebemos as borboletas já foram embora e as nossas barrigas livres de suas asas frenéticas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia as demais crônicas da série Em Qualquer Rua aqui.

Sem comentários: