sábado, 31 de outubro de 2015

#QLQRUA: Um olhar no espelho

Imagem: arquivo Vidanet
Um olhar no espelho e Seu Walcir tenta se reconhecer, sente medo de morrer, não pela morte em si, mas pelo fato de deixar abandonada a família. É casado, tem três filhos. O rapaz de 30 é pai de Valentina, de 4 anos, a única menina da família. O de 23 anos irá se formar no ano que vem na faculdade. O de 13 anos, bom esse ai, é o mimo de todos. Ainda tem a nora de 28 anos, que fez questão de morar perto dos sogros, que considera como seus pais. Tão perto que mora na casa ao lado. Nos fundos do terreno do Seu Walcir tem um imóvel, será a casa do filho do meio. O mais moço e a neta também terão seus espaços ali pertinho quando crescerem.

Ainda em frente ao espelho ele pensa na família, quando partir quem cuidará da sua amada, dos filhos, da filha postiça e da neta?

Ver o seu reflexo é algo que o senhor de 58 anos tem evitado fazer há cerca de dois anos. Quando descobriu um caroço no peito, no seio esquerdo. Na época não imaginou que seria grave, porém ao visitar o médico recebeu a notícia de que se tratava de um câncer de mama, no mesmo tipo agressivo que lhe levou a mãe prematuramente aos 35 anos. Foi um choque. Logo após a descoberta ele recebeu todo o tratamento, por ter sido cedo os riscos de cura eram altos. Infelizmente o tratamento não impediu que ele perdesse a mama. Em uma cirurgia ele teve o tumor removido, assim como toda a mama e o mamilo.

As quimioterapias lhe levou os poucos fios de cabelo, alguns das sobrancelhas, e alguns cílios. Alguns quilos também. Não estava sendo fácil, mas ele não perdia a piada, o sorriso. Só até a tirada do curativo, colocado após a cirurgia. Quando isso foi feito, Seu Walcir foi ao banheiro sozinho, fechou a porta e lá encarando o espalho viu pela primeira vez o peito, de cabelos brancos, com uma cicatriz, com um lado mais baixo, sem o mamilo. Para ele aquela cena era horrível, aonde existia uma cicatriz, o homem via um buraco gigantesco. Um buraco que lhe cortava o peito. Chorou, em silêncio, sentado ao chão.

Ficou triste, não tira a camisa por nada, nem nos dias mais quentes. Não foi mais a praia nem no clube.

Encontrou força e um pouco mais de vaidade após começar a participar de um grupo no hospital. Lá mulheres que haviam sofrido o mesmo que ele se reuniam para compartilhar histórias, experiências, angústias e alegrias. Walcir era o único homem do grupo, todavia, sabia bem o que aquelas amigas sentiam.

Mesmo com a mama bem menor que uma mulher, mesmo com uma vaidade diferente, a perda do peito foi algo significativo para aquele homem. Perder uma mama ou as duas é algo terrível para as pessoas. Não tê-las não é algo natural, quem as perde acaba também perdendo um pouco da beleza do corpo. Mas Walcir, assim como as amigas ganhou uma prótese mamária e a reconstituição de mamilo.

Claro que perder a mama foi ruim, todavia ter encontrado o tumor cedo foi a melhor coisa a ser feita. Com o tratamento rápido, e após a cirurgia a doença sumiu. Tal como dizem os especialistas, quanto antes se descobrir o câncer maiores são as chances de cura.

No caso das mamas o exame de toque mensal (autoexame) é uma forma de encontrar um nódulo, e procurar ajuda quando perceber algo diferente. Lembrando que mulheres com idades a partir de 40 anos devem fazer também a mamografia. O câncer de mama masculino é raro, atinge menos de 10% dos casos, mesmo assim, homens e mulheres devem cuidar com carinho desta parte do corpo.

Voltando ao Seu Walcir, ele continua lá na frente do espelho, só que agora de olhos fechados. Tira a camiseta, abre apenas um olho, espia a imagem refletida, com um sorriso abre os dois olhos, analisa bem a imagem, toca o peito e solta: _Ficou perfeito!

Rindo sai do quarto e corre mostrar para a família o peito, assim fez a Dona Margaria, amiga de grupo, que após ver que os seis voltaram a serem lindos mostrou a todos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa é uma história real, apenas foi modificado o nome do personagem. Leia mais crônicas da série Em Qualquer Rua aqui! E não esqueça de seguir a página da série no Facebook clique acesse :)

Sem comentários: