sábado, 19 de julho de 2014

QLQRUA: Futebol de qualidade passando por baixo da nossa janela

A Copa do Mundo consagrou a Alemanha/ Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Uma semana já se passou e uma saudade ficou. "Copa do Mundo cadê você? Sentimos a sua falta!" Não do futebol brasileiro apresentado por nossa Seleção, mas da festa feita. A Copa do Mundo passou por aqui e deixou bons rastros...

Não era a favor dela em 2007 quando o então presidente Lula resolveu candidatar o País. Fui mais contra ainda quando descobri as intenções de também trazer as Olimpíadas. Imaginei, como muitos, que isso daria uma merda sem tamanho. O Brasil não é lá muito organizado. Com a escolha feita não adiantava ser contra, afinal nada mudaria a opinião da tia Fifa.

Durante os protestos do ano passado eu só não apoiava a ideia do Sem Copa, afinal protestar contra o Mundial era perda de tempo. Porém eu tinha medo. Em maio deste ano eu cheguei comentar que Porto Alegre não ia dar conta do recado, afinal uma corrida, maratona de tradição internacional, deu um nó no trânsito da Capital. Errei o palpite, graças a Deus!

Ok, verdades sejam ditas, teve protesto, jornalista agredido, polícia exagerando, obras inacabadas e a neblina impedindo os vôos de partirem e chegarem ao Salgado Filho. Tudo isso, contudo, não tirou o brilho do festejo futebolístico.

Como esquecer da gringada aqui na cidade? Relembrou os tempos áureos do Fórum Mundial Social (kkkkkk, falei agora como uma velhinha, e nem faz tanto tempo assim que o Fórum aconteceu, só uma década e um pouquinho mais). Claro, que tinha muito mais gente.

Gigante do Beira-Rio/ Fotos Públicas
Que sensacional o Caminho do Gol! Tantas torcidas unidas indo em direção ao Beira-Rio (o nosso lindo Bergamotão que fica colorido a noite), sem brigas, rixas e confusões. Não é comum ver gremistas e colorados andando lado a lado rumo ao estádio de futebol, todavia vimos durante a Copa.

Ver a torcida da Holanda, unida e cantante passando na Borges. Aquele mar humano cor de laranja fez todo o sentido, aquilo que é paixão e organização. Visão maravilhosa, mostra o porquê até hoje a seleção holandesa é chamada de laranja mecânica. Que baita combustível é a torcida.


Foto: Anselmo Cunha/ PMPA
Por falar em torcida quem fez bonito foi os japoneses. Exemplo de civilidade, vamos ver se este nosso povo aprende a usar sacolinhas ou pelo menos não olhem estranho para quem leva sempre a sua, até mesmo na praia.

Os brasileiros também fizeram bonito na torcida, apesar de em muitos momentos ficarem em silêncio. Não deixaram de apoiar a Seleção Brasileira mesmo depois daquele resultado estratosférico contra a Alemanha. No jogo contra a Holanda, pela terceira posição do Mundial, lá estavam eles.

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
A vaia para a presidente foi ridícula. Sinceramente, desnecessário! Faltou educação de alguns.

Mas vamos voltar a falar das coisas legais. Agora com foco apenas em Porto Alegre. Quem diria que a Fan Fest ia lotar tanto? Quem diria que mesmo com chuva e frio a galera não arredou pé?! Os shows agradaram muito, despertaram curiosidade e valorizaram os artistas gaúchos.

Foto: Anselmo Cunha/ PMPA
Os festejos futebolísticos que invadiram os bairros fizeram sucesso. Agradou a todos e levou para perto de quem estava afastado do Centro a Copa do Mundo. A segurança foi destacada pelo moradores de toda a cidade. Talvez Porto Alegre nunca tenha tido tantos Brigadianos andando pelo município.

Foto: Bruna Santos de Souza.
A Alemanha encerrou com chave de ouro a Copa, com futebol muito bem trabalhado e mostrando resultados positivos de quando um esporte recebe investimento desde as categorias de base.

Enfim, mesmo que em cima da hora deu tudo certo. A Copa do Mundo do Brasil foi a Copa das Copas. Tivemos a oportunidade de ver futebol de primeira, de presenciar o fato de que já não existe time bobo. Que as zebras não são azarões e sim equipes que se dedicaram muito e evoluíram. Foi a Copa dos muitos gols e das belas defesas. Goleiros que arrasaram tanto quanto os atacantes.

A festa foi bela, com certeza deixou saudades. Foi bem ter tido esse evento no nosso País, na nossa cidade. Foi como ver o melhor do futebol passando por debaixo da nossa janela.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Leia as demais crônicas da série #QLQRUA

Sem comentários: