sábado, 2 de agosto de 2014

#QLQRUA: A menina e seus livros

A menina e seus livros. Uma relação nem sempre entendida pela maioria. Com seus longos cabelos azuis ela vai para a escola e leva debaixo do braço a última publicação da série literária preferida. Não tem muitos amigos, mas os poucos são assim. Trocam alguns passeios barulhentos por locais tranquilos, onde se pode ler.

A guria já foi chamada, algumas vezes, de esquisita, não pela cor dos cabelos, e sim pelo jeito tranquilo de ser. A jovem leitora ainda não sabe bem o que quer ser quando crescer, apenas enfatiza o sonho de ter em casa uma biblioteca.

Imagem divulgada em Redes sociais
Do outro lado do planeta, em um país que vive um dos momentos mais horrorosos na história da humanidade atualmente, uma jovem palestina é tão apaixonada por livros quanto a brasileirinha que descrevi acima. Após um bombardeio, a jovem vai até os destroços de sua possível casa e recolhe do meio do entulho, livros. Fotografada no exato momento que recolhia as obras, teve sua imagem divulgada e compartilhada mundialmente.

A cena lembra muito uma descrita no livro "A menina que roubava livros", no qual a personagem recolhia um livro que sobrou intacto, depois de uma fogueira de livros criada por soldados nazistas.

Em meio ao embate entre Israel e Hammas, quem sofre é o povo palestino. Os números de mortos são alarmantes e até este momento passa dos mil e 600 mortos. Segundo informações da Unicef cerca de 300 crianças são vitimas desta guerra desleal. Crianças e jovens que, assim como a garota dos livros, eram cheios de sonhos, esperanças e gostos.

Imagem divulgada em Redes sociais
Em uma sociedade que não valoriza a educação, chamar um fã de literatura de estranho é algo plausível, infelizmente. Em um conflito político de elevado embate quem sofre é a população. São os jovens que perdem futuros e morrem no presente.

Espero um dia, ansiosamente, em que pessoas que têm gostos diferentes da maioria não recebam  rótulos de anormal, nem quero mais ver crianças que recolhem seus livros e seus pertences de meio de tragédias causadas pelos homens.

----------------------------------------------------------------------------------------------
Leia as demais crônicas da série Em qualquer rua . Na semana passada por problemas técnicos não foi possível publicar a série.

Sem comentários: